sidney@sasadvocacia.adv.br
(13) 98218-0439 | (13) 3466-1602

Matérias

SAS Advovacia matérias

Advogado Trabalhista – Por que contratar

Desde a fundação da Justiça do Trabalho fez com que as relações entre patrão e empregado possam-se a ter uma série de leis que deveriam ser seguidas rigorosamente. A empresa deve respeitar seus funcionários e garantir que executem seu trabalho num ambiente adequado, tenha todos os seus direitos seguidos e registros formalizados. Da mesma forma, o funcionário deve seguir as regras de quem o contrata. O advogado trabalhista é especializado em auxiliar o bom entendimento entre as duas partes. Em caso de abuso pelo lado do patrão, o advogado trabalha para defender o trabalhador que é prejudicado e que não tem todos os direitos assegurados. Auxilia também as próprias empresas ao prestar consultoria preventiva, para que elas sempre estejam com seus compromissos em dia junto a Justiça do Trabalho.

1 – Competências do advogado trabalhista

O advogado trabalhista domina as leis trabalhistas e toda regulamentação de sua Consolidação conhecida como CLT. Além disso, ele deve estar preparado para investigar a fundo os casos, entender o que de fato ocorreu e se há fundamento nas possíveis acusações. Para isso, considera dois princípios importantes: protetor e da primazia da realidade.

O advogado trabalhista também vê de forma importante conhecer os relatos das duas partes envolvidas, já que muitos casos são resolvidos através de acordos, tendo de usar suas habilidades como conciliador.

Outras atividades estão: Leitura, análise e alterações de contratos, conciliação entre as partes, defesa de acusações, pedido de ressarcimento e negociação coletiva.

2 – Com quem se relaciona

O advogado trabalhista atua em casos que envolvam principalmente funcionários e ex-funcionários, pessoas jurídicas e também junto a sindicatos.

3 – Casos de atuação

O advogado trabalhista é indicado para casos que envolvam questões de atraso de férias, 13º salário, não pagamento de horas extras, jornadas abusivas de trabalho, terceirizações, dissídios coletivos, aviso prévio, cálculo do FGTS e INSS, investigação de justa causa, rescisão contratual, entrada no seguro desemprego, acidentes e doenças no trabalho, assédio físico e moral, trabalhador sem carteira assinada, entrada da licença maternidade, vale transporte não espedido, dispensa coletiva e insalubridade e periculosidade no ambiente de trabalho.

Sabendo como um advogado trabalhista atua, todos podem solicitar auxilio para resolver um conflito com o patrão ou saber se a lei está sendo cumprida. Fique a vontade para nos consultar que estaremos dispostos a ajudar.

Deixe um comentário

× Converse conosco!